segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O poder da meditação

"Alterações benéficas relacionadas com memória, autoconsciência, empatia e stresse.
Uma equipa de psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) realizou o primeiro estudo sobre como a meditação afecta o cérebro. As conclusões, recentemente publicadas no «Psychiatry Research», referem que a prática regular – até oito semanas – pode levar a alterações consideráveis em determinadas regiões cerebrais, relacionadas com a memória, a autoconsciência, a empatia e o stresse.

A investigação sugere que a transformação é benéfica para a saúde física e mental. Apesar de ser uma prática relacionada com a tranquilidade e o relaxamento, os médicos já confirmaram que “proporciona benefícios cognitivos e psicológicos persistentes durante um dia inteiro”, segundo referem os cientistas norte-americanos."


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aspectos da vida



"Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem"
Ayrton Senna



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Destino

“É melhor viver o nosso destino de forma imperfeita do que viver uma imitação da vida de outra pessoa na perfeição”

de ‘Comer, orar e amar’ de Elizabeth Gilbert

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Coincidências

Ao percorrer a estação e cruzar-me com as inúmeras pessoas que por ali passam imagino cenas de filmes nas quais se deslocam apressadamente para chegarem o mais rapidamente possível a casa, à escola dos filhos, ao ginásio, às aulas nocturnas, a um segundo trabalho ou a um jantar com familiares e amigos. Imagino igualmente que são personagens de um filme de banda desenhada e que se movem muito depressa, são  formigas que vão de um lado para o outro, muito rapidamente, sem tempo, nem querer, para reparar no que se passa à sua volta.

Tal como muitos também eu faço algumas viagens nas quais tudo o que se passa à minha volta não existe, o mais urgente é chegar. As centenas de rostos com os quais me cruzo não passam disso, rostos desconhecidos, erguidos sobre corpos que circulam pelas ruas e ruelas da vida, rostos simpáticos ou antipáticos, fatigados ou descansados, sorridentes ou sérios, felizes ou infelizes. Figuras com história que passam por mim mas nem as vejo.

Piso as escadas rolantes e começo a descer os degraus, apesar de rolantes não consigo seguir parada no degrau à espera que o mesmo chegue ao final, não percebo porque insisto no seu uso em vez das escadas normais se prefiro as últimas às primeiras por questões óbvias, exercitar as pernas nos trajectos casa-trabalho-casa. Dirijo-me apressadamente para a plataforma, não sei os horários do metro mas tenho a sensação que se aproxima a saída de mais um conjunto de carruagens rumo à ultima estação, ou primeira depende da perspectiva. Está quase na hora, é fácil adivinhar pelo número de pessoas na plataforma, escolho um local com menos gente esperando que aquele local seja o mais próximo possível de uma das portas da carruagem que parar em frente.

Mergulho a mão no saco que transportara o almoço e o lanche já comidos, sem dúvida mais leve que de manhã, e retiro-o. Reparo num senhor mais adiante que me observa enquanto me preparo para submergir num dos meus grandes prazeres, a leitura. Livros são como panelas de canja, cozinhadas carinhosamente pela nossa mãe, com uma sopa de letras deliciosa que nos alimenta, em vez do estômago, a alma.

Adoro livros, tenho um prazer enorme na leitura, admiro cada um dos escritores pela sua imaginação e criatividade que nos transportam para "dentro" de histórias que, sendo ficção ou não, nos possibilitam viajar por terras desconhecidas, imaginar cenários e situações, sentir as emoções dos seus personagens. Adoro o jogo de palavras, a sopa de letras temperada por metáforas e parábolas, as descrições de locais e eventos e, acima de tudo, a vontade de ler página após página até chegar ao FIM.

Continuo na plataforma mas no momento em que me foco nas palavras, que me transportam para o momento da história que tinha ficado umas horas antes, passo por uma máquina do tempo e espaço. A história prende-me desde o primeiro minuto, já havia visto o filme baseado na mesma, o qual adorei não apenas pela história mas pelos excelentes actores. É a primeira vez que leio o livro após ver o filme e é estranha a sensação de identificar as personagens e eventos à medida que se percorrem as páginas, em vez de à medida que avança o filme.


À minha semelhança várias pessoas têm os olhos colados a um livro aproveitando o regresso a casa para fazer algo que, supostamente, gostam. Por muito concentrada que esteja na minha leitura se, pelo canto do olho, vislumbro alguém com um livro imediatamente tento perceber qual o livro que está a ler. Não consigo evitar, é mais forte que eu, é uma sensação maravilhosa ver a capa e titulo de um livro que se desconhece, identificar um livro que se leu e gostou, ou até mesmo reconhecer o livro que se lê no momento.

Ao entrar na carruagem dirijo-me a um lugar sentado e acomodo-me para retomar a leitura, a meu lado senta-se uma senhora que também ela transporta um livro. Os meus olhos sentem-se imediatamente atraídos por aquele pedaço de papel impresso, pelo tamanho de edição de bolso, pela cor da capa e pelo título, coincidência ou não o livro é o mesmo que o meu.




terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Viver

A verdadeira função do homem é viver, não existir. Eu não gastarei meus dias tentando prolongá-los.
Eu usarei meu tempo.


(Jack London)


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

24 Lições de Vida

1. Seja ético - A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar os outros para subir desperta o desejo de vingança.

2. Estude sempre e muito - A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor - Não fomos feitos para a solidão. Se você está a sofrer por amor, está com a pessoa errada ou o amor está a prejudica-lo. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato(a) a quem participa nas suas conquistas - O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.

5. Eleve suas expectativas - Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: ‘isso não é para mim’. Os vencedores pensam em como realizar o objectivo.

6. Curta muito a sua companhia - Casamento dá certo para quem não é dependente.

7. Tenha metas claras – A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas, amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objectivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

8. Cuide bem do seu corpo - Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar de si deixa as portas abertas para os outros gostarem também.

9. Declare o seu amor - Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os seus relacionamentos profissionais – Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contactos é essencial em momentos decisivos.

11. Seja simples - Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.

12. Não imite o modelo masculino do sucesso - Os homens fizeram sucesso à custa de solidão e da restrição aos sentimentos.. O preço tem sido alto: enfartes e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas connosco. Preserve a sensibilidade feminina – é mais natural e mais criativa.

13. Tenha um orientador - Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.

14. Liberte-se do vício da preocupação - Viver tenso e stressado está na moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Ridículo… Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.

15. O amor é um jogo cooperativo - Se vocês estão juntos é para jogar na mesma equipa.

16. Tenha amigos vencedores - Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.

17. Diga adeus a quem não o(a) merece - Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar a sua vida. Não perca tempo com quem não merece. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe… e deixe o espaço livre para um novo amor.

18. Resolva! - A mulher/homem do milénio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.

19. Aceite o ritmo do amor - Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.

20. Celebre as vitórias - Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe! - Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todas as pessoas erram, você também.

22. Arrisque! - O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.

23. Tenha uma vida espiritual - Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.

24. Muita paz, harmonia e amor… Sempre!

A MELHOR MANEIRA DE MELHORAR O PADRÃO DE VIDA, É MELHORAR O PADRÃO DO PENSAMENTO…

Autor desconhecido

Grateful

"Begin your day by feeling grateful. Be grateful for the bed you just slept in, the roof over your head, the carpet or floor under your feet, the running water, the soap, your shower, your toothbrush, your clothes, your shoes, the refrigerator that keeps your food cold, the car that you drive, your job, your friends.
Be grateful for the stores that make it so easy to buy the things you need, the restaurants, the utilities, services, and electrical appliances that make your life effortless.
Be grateful for the magazines and the books that you read. Be grateful for the chair that you sit on, and the pavement that you walk on.
Be grateful for the weather, the sun, the sky, the birds, the trees, the grass, the rain, and the flowers"

in The Secret Scrolls - From The Secret Daily Teachings

Mais importante que o destino é o caminho

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Objectivo ou expectativa

Recentemente tomei consciência de que alguns objectivos não passam de intenções, expectativas; ideias de coisas ou eventos que gostaríamos de viver, ter ou ser mas para as quais não temos nenhum plano de acção.

Quantas vezes já ouvimos pessoas dizer "gostaria de ganhar 500 mil euros"; tendo em conta que nada fazem para que o evento aconteça o mesmo não passa de mera intenção, mera expectativa.

Para completarmos o puzzle, atingirmos o objectivo e conseguirmos o que mais desejamos é necessário sairmos da nossa zona de conforto, investir tempo e esforço, ultrapassar as dificuldades que se nos deparem pelo caminho, pedir ajuda se necessário, seguir o exemplo de quem conseguiu atingir o que nos propomos, ter um plano de acção mensurável e claro, cumpri-lo.

Admito: PRECISO DE AJUDA. HELP!!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Sem abrigo...

...sem rumo,
emocionalmente destruturados,
com histórias de vida,
sem objectivos,
resignados,
corajosos,
ambiciosos,
ingratos,
carentes,
gratos,
bem dispostos,
cultos,
com sentido de humor,
comunicativos,
introvertidos,
alheios à realidade,
informados,
doentes,
e fisicamente debilitados.

Estas são algumas das palavras que me ocorrem após a primeira experiência de apoio aos sem-abrigo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Abraços

“Um de nossos alunos enviou-nos o seguinte trecho sobre abraços:
Abraçar é saudável. Ajuda o sistema imunológico, mantém você mais saudável, cura a depressão, reduz o stress, induz o sono, é revigorante, rejuvenesce, não tem efeitos colaterais indesejáveis, e é nada menos do que um remédio milagroso.

Abraçar é totalmente natural. É orgânico, naturalmente doce, não contém aditivos químicos, não contém conservantes, não contém ingredientes artificiais e é cem por cento integral.

Abraçar é praticamente perfeito. Não tem partes móveis, não tem baterias que acabam, não necessita de check-ups periódicos, requer baixo consumo de energia, produz muita energia, é à prova de inflação, não engorda, não exige prestações mensais, não exige seguro, é à prova de roubo, não tributável, não poluente e, é claro, completamente retornável.”
Autor desconhecido
Do livro: Canja de galinha para a alma
Jack Canfield e Mark Victor Hansen - Ediouro


Agradecimento a Manuela M pela partilha

Para ser grande

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive

Ricardo Reis - Odes De Ricardo Reis

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Exercício para o novo ano

  1. Considere os últimos 12 meses passados da sua vida
  2. Limpe-os de possíveis amarguras, de culpa, de raiva, de inveja, de sensações de solidão e tristeza, de desproporcionada ambição.É muito importante: deixe estes últimos 12 meses o mais limpos que lhe seja possível
  3. Divida os meses que estão para vir em dias.
  4. A cada dia junte uns tantos ingredientes, por exemplo, paciência, ousadia, amor, confiança...
  5. Adicione fé e esperança, honestidade, diversão, curiosidade, energia.
  6. Despeje os ingredientes numa tigela de amor e enfeite tudo com um sorriso.
  7. Sirva-se e sirva o mundo de forma despegada, carinhosa.
  8. Que o mundo amanhã seja um pouco mais justo e feliz porque você viveu feliz o Ano Novo.
  9. Teste-se em situações do futuro, controle a ecologia dos seus actos e…Consolide a aprendizagem experimentando o filme das suas despertas qualidades.
(adaptação livre da minha querida amiga Manuela M de uma metáfora de autor desconhecido) - obrigada pela partilha

Things We Forget: #3

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sorri, sorri, sorri

ABC of Life

A - Accept - Accept others for who they are and for the choices they've made even if you have difficulty understanding their beliefs, motives, or actions.

B - Break Away - Break away from everything that stands in the way of what you hope to accomplish with your life.

C - Create - Create a family of friends whom you can share your hopes, dreams, sorrows,and happiness with.

D - Decide - Decide that you'll be successful and happy come what may, and good things will find you. The roadblocks are only minor obstacles along the way.

E - Explore - Explore and experiment. The world has much to offer, and you have much to give. And every time you try something new, you'll learn more about yourself.

F - Forgive - Forgive and forget. Grudges only weigh you down and inspire unhappiness and grief. Soar above it, and remember that everyone makes mistakes.

G - Grow - Leave the childhood monsters behind. They can no longer hurt you or stand in your way.

H - Hope - Hope for the best and never forget that anything is possible as long as you remain dedicated to the task.

I - Ignore - Ignore the negative voice inside your head. Focus instead on your goals and remember your accomplishments. Your past success is only a small inkling of what the future holds.

J - Journey - Journey to new worlds, new possibilities, by remaining open-minded. Try to learn something new every day, and you'll grow.

K - Know - Know that no matter how bad things seem, they'll always get better. The warmth of spring always follows the harshest winter.

L - Love - Let love fill your heart instead of hate. When hate is in your heart, there's room for nothing else, but when love is in your heart, there's room for endless happiness.

M - Manage - Manage your time and your expenses wisely, and you'll suffer less stress and worry. Then you'll be able to focus on the important things in life.

N - Notice - Never ignore the poor, infirm, helpless, weak, or suffering. Offer your assistance when possible, and always your kindness and understanding.

O - Open - Open your eyes and take in all the beauty around you. Even during the worst of times, there's still much to be thankful for.

P - Play - Never forget to have fun along the way. Success means nothing without happiness.

Q - Question - Ask many questions, because you're here to learn.

R - Relax - Refuse to let worry and stress rule your life, and remember that things always have a way of working out in the end.

S - Share - Share your talent, skills, knowledge, and time with others. Everything that you invest in others will return to you many times over.

T - Try - Even when your dreams seem impossible to reach, try anyway. You'll be amazed by what you can accomplish.

U - Use - Use your gifts to your best ability. Talent that's wasted has no value. Talent that's used will bring unexpected rewards.

V - Value - Value the friends and family members who've supported and encouraged you, and be there for them as well.

W - Work - Work hard every day to be the best person you can be, but never feel guilty if you fall short of your goals. Every sunrise offers a second chance.

X - X-Ray - Look deep inside the hearts of those around you and you'll see the goodness and beauty within.

Y - Yield - Yield to commitment. If you stay on track and remain dedicated, you'll find success at the end of the road.

Z - Zoom - Zoom to a happy place when bad memories or sorrow rears its ugly head. Let nothing interfere with your goals. Instead, focus on your abilities, your dreams, and a brighter tomorrow.

in Pravs World

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que leva ao sucesso

Amor

Aprendizagem

11 atitudes para 2011

  1. Deixe de perseguir o que não existe e tire partido do melhor que a vida lhe dá. 
  2. Esqueça 2010. Tenha sido fantástico ou um desastre, registe o que aprendeu e passe à frente. Foque-se no presente.
  3. Pare de se queixar. Do emprego, do director, dos colegas, daquele gajo… Faça alguma coisa ou então, aguente. Queixar-se não adianta nada a não ser infernizar as pessoas à sua volta.
  4. Pare de stressar e resolva a coisa. Seja lá o que for, independentemente do resultado. Se enfrentar e resolver a coisa duma vez, ficará mais leve. É menos um peso, menos uma preocupação. Uma táctica simples é resolver as pequenas coisas logo que surgem, sem adiar nem acumular preocupações.
  5. Use a tecnologia para melhorar a sua vida. Escolha os gadgets e 5 aplicações nucleares para si. Domine-as e optimize a sua vida com elas. Não se disperse com a imensidão de coisas novas e dispensáveis que surgem todos os dias.
  6. Divirta-se mais. Provavelmente terá de se esfolar a trabalhar, mas divirta-se mais.
  7. Se a coisa não está a funcionar, mude. Todos temos coisas que sabemos que não estão a resultar. Ou o trabalho, ou o casamento, ou o equilíbrio financeiro, whatever. Depois de identificar o problema, quanto mais depressa mudar a coisa, melhor para si.
  8. Cuide de si. Se for demasiado exigente consigo próprio, já deve ter percebido que a partir de um certo ponto, já não ganha nada com isso. Pelo contrário. Faça o melhor e seja bom para si. Passe tempo consigo. Faça exercício, coma bem, medite, saia, divirta-se. É a sua vida.
  9. Arrisque. Experimente coisas novas, mesmo que o assustem. Não é fazer algo imbecil, perigoso ou inconsequente. É optar por algo novo ou diferente, que envolva uma dose razoável de risco calculado. Muitas pessoas, nem para elas são boas ao evitar arriscar.
  10. Pare de perder o seu tempo. Todos perdemos tempo demais (por pouco que seja) com coisas/situações/pessoas que são… uma perda de tempo.
  11. Respeite o seu tempo. Não o desperdice. Use cada minuto da forma mais enriquecedora para si. Nem que sejam uns segundos para olhar o horizonte. Não queime o tempo. 
in http://www.omeubemestar.com